Usando-se de cantigas e histórias do folclore brasileiro, além de brincadeiras e truques, João Acaiabe trouxe a magia da literatura para as crianças, despertando nelas o interesse pela leitura.
De acordo com Viviane Stocco, secretária de Cultura de São Pedro, “através das cantigas e histórias tradicionais do folclore brasileiro, João Acaibe conseguiu encantar adultos e crianças proporcionando uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação. E, propostas como esta fazem com que as crianças se aproximem cada vez mais dos livros e sintam prazer em ler”.
Entre as crianças presentes, eram só elogios: “Eu conversei com ele e perguntei da Emilia. Perguntei seu nome e ele falou Tio Barnabé. Gostei da música da entrada e do copo mágico”, disse Lara Ferreira Borges. Renan Tubini de Brito, disse: “Gostei do trava línguas e da história ‘O gato, o menino e a pipa’”. A história também foi a preferida de Maria Eduarda Araujo Rozante. Para André Vitor Polisel Galante, o que mais chamou a atenção foram os sons dos instrumentos do Miranda, que acompanha o ator João Acaiabe. As crianças, todas de 6 anos, são alunas da Escola Municipal “Antonio Carlos Pinto”.
Os alunos do 3º ano da Escola Municipal “Joaquim Norberto de Toledo” também acharam interessante os uso dos instrumentos nas histórias e também a preparação da poção mágica que continha ingredientes bem interessantes. Já os alunos do 2º ano vibraram com as histórias de terror!
Animadíssima, a coordenadora Claudia Elizabete Bueno, da Escola Municipal “Maria de Fátima do Amaral” derreteu-se em elogios: “O programa de visita à Viagem Literária na qual tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o senhor João Acaiabe, o Tio Barnabé, trouxe de volta às crianças o sentido do contar histórias, participar dos contos e a importância do hábito de ler. Por meio de bate-papos, brincadeiras, cantos e contos, as crianças entraram no mundo do imaginário e sentiram a necessidade de ler textos diferenciados, com conteúdos variados. Foi, para nós professores, uma volta ao passado, à beleza do contar e ouvir histórias, do cantar que encanta, do relembrar personagens que fizeram e fazem parte de nossas vidas. Para as crianças, a Viagem Literária resgatou e salientou o valor da nossa cultura, da cultura que nosso povo tem e da importância de valorizá-la. O projeto foi incrivelmente bem recebido pelas crianças que, entenderam e conheceram um pouco mais da cultura e da literatura brasileira. Precisamos resgatar este tipo de comportamento, pois faz muito bem você ter coisas boas pra se lembrar na vida”.

10 comentários:
Nossa ainda bem que vc voltou, o novo logo do seu blog está incrivel !
obrigado reinações, desculpa não ter respondido antes é que eu estava gravando o sitio. tambem fiquei com saudades.
eu não consegui gravar tudo, o video aqui travou. Estou assitindo o terrivel passaro roca. fiquei com saudade, estou escrendo já a quarta historia para o meu blog, é uma mistura de caçadas de Pedrinho com Viagem ao céu.
Se quiser te mostro o começo para ver se vc gostou.
hum kkk que interesante.eu tambem escrevi uma história para o blog.
da uma olhada no primeiro cap
Dona Benta já estava quase dormindo com a tranquilidade do sitio, sem nem lembrar da aventura com a chave do tamanho. Emília já estava pendurada na porteira esperando o sol se por, assim que anoiteceu todos se juntaram na sala para ouvir mais uma historia , nessa noite ela resolveu falar sobre viagens a lua , começou contando que o primeiro homem a pisar na lua foi o Americano Neil Armstrong, no dia 21 de julho de 1969. Emília adorando a historia resolveu assistir o espetaculo que é o céu a noite. Quando já estavam se divertindo o relógio da sala bateu nove horas e Dona Benta chamou todos para dormir. Na manha seguinte Pedrinho chamou Narizinho, Emília e Visconde e deu a ideia eles vão fazer uma viagem a lua, a alegria foi imensa. Mais a felicidade durou pouco, Rabicó entrou na sala desesperado e gritando que tinha uma onça no capueirão.
nossa que legal adorei o começo da sua história vc sabe muito bem encaixar as palavras no lugar ja eu não consigo meus textos ficam muito sem graça, pois não sei usar as palavras no lugar certo acaba virando bragunça.
Discordo, acho que li tanto a obra de Lobato que acho quetudo que escrevo é ruim, lagico comparado a ele tudo parece sem graça.
kkkk. Suas aulas ja começaram ? nossa eu fiz tanta tarefa esse fim de semana o samuel ate me ajudou pesquisando algumas coisas em alguns sites.
sim, onde vc gravava a TVGI. Os sites que eu uso estão uma porcaria
Postar um comentário